Frases de Santos

Artigos › 26/11/2020

SONHOS ROUBADOS

“A mosca que pousa no mel não pode voar; a alma que fica presa ao sabor do prazer, sente-se impedida em sua liberdade e contemplação.”

(São João da Cruz)

Sonhamos, imaginamos com aquilo que de algum modo conhecemos. Veja bem, eu na infância, quis ser: Professora, porque era a profissão da minha vó materna. Aeromoça e dona de hotel, porque amava viajar e morria de vontade de viajar de avião. Advogada, pra defender os injustiçados! Arquiteta, pois amava desenhar, queria desenhar um Igreja. Adolescente, assistir um filme e achei um máximo a profissão do personagem: desenhar/criar capas de livros! Nossa! Então o que quis ser publicitária!

Percebe, como o nosso meio, as pessoas ao nosso redor, o que lemos, o que assistimos, o que ouvimos, nos influência? Se eu, nunca ouvi falar, nunca tive contato com nada, é impossível despertar para algo. Prova disso, é que Deus a todo instante se revela a nós. Através da beleza da natureza, do sorriso de irmão, da palavra de um amigo, na Sagrada Escritura, em fim… Mas se eu não tiver contato, se eu não ler a vida dos santos e ficar perdendo tempo com coisas que não move o meu coração à santidade, jamais brotará em mim o desejo de ser santo. O sabor por passar horas e horas em oração, em adoração, só irá aparecer quando eu começar a buscar. Claro que, se Deus quiser Ele pode sim, a qualquer momento despertar uma sede insaciável, mas todos nós podemos e devemos colaborar para que a graça Deus recaia sobre nós! Lembre-se da Aparição de Nossa Senhora das Graças à Santa Catarina Labouré, Deus quer derramar graças sobre nós, porém temos que pedir!

Nossos sonhos estão sendo roubados pelos desenhos de princesa, de super heróis, de ação com policiais, espiões 007, duro de matar, luxo, mulheres incríveis, sensuais… Como é possível ter muitas vocações se o que as crianças assistem são desenhos da Peppa Pig, que é uma porca, mau criada, respondona? Ou ainda aquela Masha e o Urso que distorce as histórias infantis? Misericórdia! Como um Padre sustenta o seu sacerdócio, vendo séries mundanas com desculpa esfarrapadas? Exemplo: um padre, passou a vida toda com o desejo de ser policial, de casar mas, acabou sendo dócil ao Espírito Santo, ouviu e respondeu o chamado, foi ordenado, e depois de anos ordenado, está cansado começa assistir uma série de policial. O que o demônio vai fazer? Vai tentar roubar o sonho de Deus para a vida dele! Desculpa, mas temos que ser mais espertos! As vezes não tem nada a vê, é algo bom, uma leitura boa, precisa distrair a cabeça, é um desenho bom que fala de amizade, de amor, mas que sim, o demônio se aproveita para roubar os nossos sonhos de santidade!

É fato que o nosso tempo cada dia mais se torna corrido, escasso, as vezes até penso: Tem alguém roubando o meu tempo! E se nós não formos espertos o mundo, o demônio e com a nossa ajuda irá roubar os sonhos de Deus para que reine e sobressaia somente os sonhos mundanos e os nossos que são maldade, egoísmo e que não nos conduz a santidade.

É advento, em breve celebraremos o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, e quantas crianças terão seus sonhos roubados, em vez de sonhar com o nascimento de Jesus, elas ficam mais animadas com chegada do Papai Noel no shopping, porque seus pais e os meios de comunicação movidos por um espírito capitalista impele a esperar uma figura fictícia de um senhor de idade que mora no Polo Norte com seus duendes, distribuindo presentes…

Que a Santíssima Virgem Maria, o Espírito Santo nos ajude, para que ao menos você e eu, sonhemos com esse momento de reviver o nascimento de Jesus, como São João da Cruz nos ensina, se fez carne para sofrer na carne e com isso, nos dá o alimento verdadeiro e bebida que sacia a nossa sede eternamente. Que nada nos prenda aos prazeres da carne, para que a nossa alma possa cada vez mais voar, sonhando ardentemente com o grande dia de chegar aos Céus e contemplar a face de Deus.

Deus nos abençoe!

Por: Aspirante Carmelita de São José

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.