Frases de Santos

Catequese, Formação › 13/03/2020

Qual é o verdadeiro sentido da conversão?

Qual é o verdadeiro sentido da conversão? Será que entendemos verdadeiramente o que ela é? Muitos pensam que conversão é somente mudança de atitudes. A conversão em sua profundidade se dá no coração e depois sim, reflete em toda nossa vida, em nosso jeito de ser, nossas atitudes…

O homem é pó e ao pó retornará, mas é pó precioso aos olhos de Deus, porque Deus criou o homem destinando-o à imortalidade.

A conversão é ir contra a corrente, onde a ‘corrente’ é o estilo de vida superficial, incoerente e ilusório, que muitas vezes nos arrasta, nos domina e nos torna escravos do mal ou como que prisioneiros da mediocridade moral.

Converter-se significa mudar a direção no caminho da vida: não, porém, com um pequeno ajuste, mas com uma verdadeira e real inversão de marcha. (Bento XVI, Catequese 18 de fevereiro de 2010)

O mais importante é que a conversão consiste em acreditar em Jesus e assumi-lo em nossa vida. Acreditar em Jesus morto e ressuscitado e abrir-se a iluminação de sua graça Divina. A partir do momento que eu creio e assumo Jesus em minha vida, o evangelho inverte completamente minha vida, a minha maneira de viver, de pensar, de falar e de ver as coisas. Converter significa acreditar que Jesus deu a vida por mim morrendo em uma Cruz e ressuscitado vive comigo e em mim.

Quando assumimos verdadeiramente Jesus em nossas vidas, deixando ele nos agarrar pelas mãos, podemos sair das areias movediças do orgulho e do pecado da mentira e da tristeza, do egoísmo e de todas as falsas seguranças para conhecer e viver a riqueza de seu amor.

A verdadeira conversão se dá através do encontro pessoal com Jesus Cristo. No documento de Aparecida os Bispos da América latina vem nos dizer: “ não começa a ser cristão por decisão ética ou uma grande ideia, mas através do encontro com um acontecimento, com uma pessoa que dá novo horizonte a vida e com isso, uma orientação decisiva ; isso é justamente o que, com apresentações diferentes, todos os evangelhos nos conservam como sendo o início do cristianismo; um encontro de fé com a pessoa de Jesus”. (Nº. 243)

É preciso se arrepender e a partir daí uma mudança radical tanto interior como em nossos atos. Arrependimento é aversão ao pecado. É necessário romper com o pecado e fazer a firme decisão em não mais pecar, buscar viver o PHN (por hoje não vou mais pecar).

São Paulo de perseguidor passou a ser uma peça importante para o desenvolvimento da igreja nascente, um grande pregador. Após o encontro com Jesus, Paulo dá os passos para realizar a missão de anunciar o nome de Jesus a todas as nações.

Santo Agostinho viveu uma vida depravada antes de sua conversão. Sua conversão foi um processo de uma vida toda, uma jornada marcada pela apaixonada busca pela verdade. Apesar de viver uma vida errante ainda jovem, Agostinho apreendeu com sua mãe o amor ao nome de Cristo. A filosofia platônica conduziu-o ao reconhecimento da existência do Logos, ou da Razão criativa no universo, que mais tarde, veio a perceber na totalidade com a leitura de São Paulo e o encontro da fé em Cristo, a existência de Deus. Agostinho é um modelo para todos que procuram a verdade, ensinando-nos que somente no encontro com Deus, que é amor, o coração humano pode encontrar as respostas para suas aflições.

Como S. Paulo e S. Agostinho só iremos encontrar nossa verdadeira alegria em Jesus Cristo. Pois diante de tantos desafios que o mundo oferece precisamos renovar nossa fé, proclamar com alegria a todos os homens e mulheres que Jesus é o senhor, testemunhar com nossas vidas que ele é a nossa força e salvação. Pois somos amados e remidos em Cristo Jesus, Filho de Deus Ressuscitado vivo no meio de nós, somente por ele podemos ser livres do pecado e de toda escravidão. Jesus é o caminho que nos permite descobrir a verdade e alcançar a plena realização de nossa vida.

____________________________

Padre Leandro Paulo do Couto

Comunidade Canção Nova

Facebook: @padreleandrocn

Instagram: @padreleandrocn

Twitter: @padreleandrocn

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.