Frases de Santos

Catequese › 15/10/2020

Os Sete Pecados Capitais e os Dons Do Espírito Santo

Os pecados capitais são 7: Soberba; Avareza; Luxúria; Inveja; Gula; Ira; Preguiça. Que nos leva a solidão e a trevas.

Os dons do Espirito Santo são 7: Sabedoria; Inteligência; Conselho; Fortaleza; Ciência; Piedade; Temor de Deus. Que nos leva a união fraterna e a luz.

São estes dois caminhos que podemos trilhar diariamente em nossas vidas: morte ou vida, trevas ou luz. O número sete na bíblia significa totalidade – todos os pecados e todos os Dons.

Todo ser humano é, em essência, bom. Todos nós trazemos inscritas em nossa mente e na nossa consciência a moral e as leis de Deus. Mas nós podemos anestesiar esse instinto divino a partir do pecado (cf. Rom 7, 16-20), que está presente como um mácula em nossa alma desde Adão e Eva, como nos mostra a Bíblia (cf. Gn 3, 1-13).

Diariamente somos tentados pelo pai da mentira (demônio) a trilharmos o “Caminho da Morte ou das Trevas”. Pois, ele quer nos convencer que a felicidade vem de nós mesmos e se não forem feitas as nossas vontades e desejos, nunca seremos felizes. Dessa forma vamos trilhando o caminho dos pecados capitais.

Pecado Capital = “pecado cabeça, pecado fonte de onde se originam todos os outros pecados, vícios e desgraças que nos assolam…

Deus nos deu o livre arbítrio, podemos escolher o pecado ou não, podemos escolher ceder as nossas tentações ou trilhar um caminho de santidade, “o Caminho da Vida ou da Luz.

O caminho da vida ou da Luz é fruto da escolha de viver guiado e aberto ao Espirito Santo, que é fonte da Verdade”.

Deus em sua infinita misericórdia nos enviou o Espirito Santo, o paráclito, o defensor, para nos convencer que a felicidade é fazer sempre o bem e gratuitamente… quando abrimos-nos a graça do Espirito Santo, passamos a viver a lei do amor, assim como Jesus nos ensinou. Essa decisão em viver a vontade de Deus a nosso respeito, vai nos levar a trilhar o caminho dos Dons do Espirito Santo e a consequência interior de cada dom colocado em prática é a comunhão e a fraternidade.

Para podermos experimentar esta graça, precisamos renunciar “ao homem velho”, aos pecados e abrirmos o coração para acolher o homem novo, os dons do Espirito Santo.

No lugar da soberba Deus coloca a Sabedoria; no lugar da Avareza Deus coloca a Inteligência; no lugar da luxuria Deus Coloca o Conselho; no lugar da inveja Deus coloca a Fortaleza; no lugar da gula Deus coloca a Ciência; no lugar da ira Deus coloca a Piedade; no lugar da preguiça Deus coloca o Temor de Deus.

 

 

Fonte: CARREIRA, Dom Joaquim Justino. Tervas ou Luz: Os Pecados Capitais e os Dons Do Espirito Santo. Ajuda à Igreja que Sofre. São Paulo, 2011

 

via: Canção Nova Cuiabá 

1 Comentário para “Os Sete Pecados Capitais e os Dons Do Espírito Santo”

  1. João Batista disse:

    Maravilhosa catequese
    Obrigado padre, tens me ajudado muito

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.