Frases de Santos

Formação › 27/12/2020

Os Sacramentos de Iniciação

Desde o início, a Igreja reconhece que o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia são etapas importantes na caminhada para o ingresso na comunidade. Todo processo iniciatório se dirige para o Mistério Pascal, todos que são iniciados por meio dos sacramentos são incorporados a Cristo, portanto, o homem é introduzido na comunidade da família divina[1].

O batismo, graças à Trindade, consagra o cristão como sendo uma nova criatura, incorporando-o à comunidade da nova Aliança, a confirmação o habilita a agir como nova criatura, inserindo-o no mais íntimo das relações e missões das três Pessoas divinas, que se refletem na intima união da Igreja e no serviço prestado aos seres humanos, enquanto a eucaristia, ponto culminante e fonte de toda vida do povo de Deus, atualiza a reconciliação pascal no meio das fadigas cotidianas, permitindo que o fiel viva plenamente na história escondido com Cristo em Deus e em união com o seu corpo que é a Igreja[2].

 

Por: Leandro Paulo do Couto

 

__________________________

[1] Cf. D. BOROBIO; P. TENA, Sacramentos de Iniciação Cristã: Batismo e Confirmação, in Dionisio BOROBIO, A Celebração na Igreja: Sacramentos, 1993., p. 60. (v. 2).

[2] Bruno FORTE, Introdução aos Sacramentos, 1996, p. 38-39.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.