Frases de Santos

Homilia › 09/10/2020

O homem justo viverá em virtude da fé

Homilia Missa dia 09/10/2020

Na primeira leitura de hoje, Paulo recorda aos Gálatas Abraão, pai e modelo da fé: acreditou e isso “foi-lhe atribuído como justiça” (Gl 3, 16). Abraão é pai na fé porque aceitou peregrinar pelo deserto confiando apenas na palavra de Deus. Assim se tornou instrumento de bênção para os hebreus e para todos os povos (v. 8).

Os Gálatas, que  se dizem “filhos de Abraão” , também deveriam fundamentar a sua fé em Deus unicamente na palavra escutada e vivida. Quem pretender salvar-se cumprindo de modo voluntarista a Lei, acabará por se condenar.

O mal não está em querer cumprir, mas em querer fazê-lo de modo autónomo, como se Deus estivesse à margem da nossa existência, como frio espectador e juiz remunerador.

Em Rm 7, 7ss., Paulo já mostrou que somos incapazes de cumprir a Lei, só com as nossas forças, porque estamos profundamente divididos. Aspiramos pelo bem, mas não conseguimos fazê-lo, e até fazemos o mal que não queremos.

O homem justo viverá em virtude da fé, viverá santamente os seus dias, por causa da sua confiança absoluta em Deus que é «autor e consumador da fé» (Heb 12, 2).

Cristo libertou-nos da maldição que é o clima opressivo de pretender viver apenas sob a Lei, tomando sobre si, na cruz, a maldição do pecado. Cristo fez-se pecado por nós (cf. 2 Cor 5, 21).

Amou-nos a ponto de abrir a todos as portas da antiga bênção de Abraão e à promessa do Espírito.

 

Texto: dehonianos.org/

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.