Frases de Santos

Homilia › 18/11/2021

O cristianismo está morrendo? não temos mais nada a oferecer?

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pe. Leandro Paulo do Couto (@frasesdesantos)


Infelizmente assistimos uma sociedade que decidiu banir Deus, nela o poder do homem é um poder de destruição, mas também vemos o declínio dos valores cristãos, igrejas se tornando bares e museus na Europa e a sua paganização. Escândalos morais, divisões entre cristãos, proliferação de falsas doutrinas e maus pastores conformados com o recente século e pregadores do novo normal trazem vergonha ao evangelho e favorecem uma perseguição aberta ao nome de Jesus em nome de uma pertença paz mundial. O cristianismo está morrendo? não temos mais nada a oferecer? (Congresso Online de Nova Evangelização).

Precisamos de homens e mulheres dispostos a uma vida de santidade para que possamos transformar a realidade… homens e mulheres corajosos e sem medo de testemunhar cristo em meio a uma sociedade paganizada. Seguir os passos de Santa Teresa Dávila e todos os outros santos. Pois somos chamados a santidade de vida, e, é somente pela santidade de vida que vamos construir um mundo novo para homens e mulheres novos. E vivendo o evangelho, conhecendo a sã doutrina e colocando-a em pratica. Veja o exemplo de madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, São João Bosco, Felipe Néri e tantos outros…

Veja o exemplo de Matatias na primeira leitura de hoje. Não teve medo de manifestar a sua fé e lutar pelos verdadeiros princípios.

A leitura destaca a figura de Matatias e seus filhos que não se deixam corromper nem mesmo com propostas tentadoras de se tornarem amigos do rei ou de serem honrados ou de obterem muitas riquezas (ouro, prata e numerosos presentes). Propostas que convenciam (e ainda convencem) a muitos que se vendiam (e se vendem) diante delas. Outros mudavam por medo, mas Matatias e seus filhos são tão convictos da fé que tem que não mudam nem por dinheiro nem por medo.

Eles enfrentaram os delegados do rei e combatem aqueles que se deixam corromper pelas propinas e subornos. Deram exemplos de fidelidade e firmeza na fé. Essas atitudes fizeram deles líderes de grupos de resistência contra os desmandos do rei Antílco.

Mas infelizmente a atitude de Matatias, hoje é vista como fanatismo, loucura e rebeldia, pela sociedade e pelas autoridades da Igreja.

Mas não devemos nos intimidar, devemos sim, sermos revolucionários, e a única revolução que deus quer é a revolução Jesus. Por isso precisamos buscar a fidelidade a Deus e a Verdadeira Igreja de Cristo. Precisamos reconhecer a presença de Deus em nossa vida.

Porque, quem se desvia do caminho de Deus sofre as consequências. Jerusalém teve a oportunidade de ter Jesus e se firmar como cidade de Deus, mas, cega pela corrupção e desmandos, não o reconheceu. Ela não conseguiu enxergar o portador da paz e, por isso, seria vítima da violência, seria destruída. Eis o motivo da comoção de Jesus e do seu choro. O Senhor continua chorando por seus filhos que tem a oportunidade de tê-lo e, por isso, seguem por outros caminhos. Seguem pelo caminho da corrupção, das drogas, da violência, do desrespeito à vida, ideologias… e tantas outras realidades…

Eu vos pergunto: Será que a humanidade está reconhecendo a presença de Jesus, como o único capaz de trazer a paz?

Tudo indica que não. As coisas que vemos acontecer comprovam que países, cidades e pessoas ainda estão longe desse reconhecimento é hora de fazer algo para que essa realidade mude. É preciso reconhecer Jesus como Senhor e Salvador, assumir sua proposta de vida e dar exemplo de santidade.

 







 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.