Frases de Santos

Artigos › 28/10/2020

Minha mãe faleceu e me disseram que agora ela se tornou uma intercessora no céu para mim. É verdade?

Se a sua mãe estiver no céu, é certo que ela intercede por você. A Igreja nos garante que os santos “intercedem por nós sem cessar” (Or. Eucarística).

Se ela estiver no Purgatório, também intercede por você, pois o nosso Catecismo, quando fala da “nossa comunhão com os falecidos” (n.958) diz que: “Nossa oração por eles pode não somente ajudá-los, mas também tornar eficaz sua intercessão por nós”.

O Papa João Paulo II disse nos dias de finados de 1992 e 1994 que:

“Numa misteriosa troca de dons, eles [no purgatório] intercedem por nós e nós oferecemos por eles a nossa oração de sufrágio” (L´Osservatore Romano de 08/11/92, p. 11).

“…os vínculos de amor que unem pais e filhos, esposas e esposos, irmãos e irmãs, assim como os ligames de verdadeira amizade entre as pessoas, não se perdem nem terminam com o indiscutível evento da morte. Os nossos defuntos continuam a viver entre nós, não só porque os seus restos mortais repousam no cemitério e a sua recordação faz parte da nossa existência, mas sobretudo porque as suas almas intercedem por nós junto de Deus” (L. R. 02/11/94).

É um costume antigo na Igreja acender uma vela pelas almas do Purgatório, suplicando a intercessão delas.

Prof. Felipe Aquino

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.