Frases de Santos

Catequese › 03/10/2020

Jesus e a Igreja são Inseparáveis

 

 

Se tirar a cabeça de um corpo, o resultado é a mutilação. Então não mutilemos o corpo de Cristo!

 

Para começar quem é Jesus? A segunda Pessoa da Santíssima Trindade, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Existe desde o princípio. Contudo, Jesus, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, resplandece a Glória que recebeu do Pai (Jo 1, 14), desde a descendência real, judeu, nasceu em Belém por Maria, a Virgem Imaculada, “…um carpinteiro de profissão, morto crucificado em Jerusalém […], é o Filho eterno de Deus feito homem. (CIC 423).” “….Cristo, o Filho do Deus vivo!” (Mt 16,6) “…o caminho, a verdade e a vida;” (Jo 14,6) Em paralelo descendente de uma raça pecadora (MT 1, 1-17; Lc 3,-38), faz nova todas as coisas (Ap 21,5). O novo Adão que redime toda a humanidade, em Maria e em Jesus, se realiza e concretiza a promessa da salvação universal.

Não é maior e nem menor que Deus Pai e o Espírito Santo, contudo era, é, e continuará eternamente sendo perfeito no amor em obediência ao Pai. (Jo 12, 49-50; 14, 31; 15, 10). Então como Jesus é obediente? Porque usar o termo obediência? Veja bem, Jesus possui a natureza humana, e enquanto Homem é menor e subordinado ao Pai, Deus é a cabeça de Jesus Cristo (1Cor 11, 3). Logo, Jesus tendo sua vontade sempre a do Pai, “porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele me enviou.” (Jo 5, 30), “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e cumprir a sua obra.” (Jo 4, 34), – sempre se revela através do amor comunicativo, com o Pai, desde o princípio se dá a conhecer, atraindo toda a humanidade com seus afetos, caridade, misericórdia, para que sua glória resplandeça. “…somente Ele pode levar ao amor do Pai, no Espírito, e fazer-nos participar na vida da Santíssima Trindade.” (CIC 426)

A loucura por atrair e se revelar a todos o leva não somente à assumir nossos pecados, morrer na cruz (1Pe 2, 14; Is 53), como também se dar em corpo e sangue todas as vezes que se é celebrado o seu sacrifício no altar (MT 26, 26-28; Mc 14, 22-24; Lc 22, 19-20). O cordeiro de Deus (Jo 1,29; 1,36) se faz alimento, o Pão da Vida (Jo 6, 48-58). Para que todos permaneçam nele e sejam um só povo e um só rebanho. (Jo 10, 16)

 

“Pois, como em um só corpo temos muitos membros e cada um dos nossos membros tem diferentes função, assim nós embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro.” (Rm 12, 4-5)

 

Logo o homem ao nascer, enquanto criatura, nasce em potência de ser santo como o Pai. Ao ser batizado torna-se potência de santidade e participante do Corpo Místico de Cristo (Mt 25, 35-40), que é a Igreja. “A Igreja é a coluna e o fundamento da verdade.” (1Tm 3, 15) E Jesus é quem? A Verdade, que ao nascer funda a Igreja (Encíclica Mystici Corporis, Papa Pio XII), e se torna a cabeça dela (Cl 1, 18).

Os filhos de Deus são partes/membros do Corpo da Igreja. Não por mérito próprio, mas por Cristo, pelo sangue derramado na Cruz, pela misericórdia e amor infinito de Deus. Segundo a Encíclica Lumen Gentium, a Igreja é também a esposa amada de Cristo (Ef 5, 25-28). Jesus ama cada um dos filhos de Deus, com amor esponsal, a ponto de morrer, enviar o Espírito Santo, preencher de dons (Ef 1, 22-23) e “os deixar cheios de toda a plenitude de Deus.” (Ef 3, 19) À um mínimo passo de conhecer, se sujeitar à cabeça. E independentemente da resposta de querer ou não ser Igreja com Cristo, Deus é visível, real, transpassa todos os tempos até a eternidade. Instaurou seu reinado através da Igreja, presença no meio dos seus filhos e caminho incondicional para a salvação de suas criaturas. Quando os filhos vencem a tentação, vencem os desejos da carne, compreendendo o que São Padre Pio diz: “Não é a Igreja que precisa de mim, sou eu que preciso da Igreja.” Renuncia a si mesmo, afim de que seja Cristo que viva (Gl 2, 20), fortifica e glorifica a Igreja para a eternidade e para a eternidade em união santificadora e salvífica. Sendo impossível separar Jesus dos filhos de Deus, pois estão unidos num só corpo, uma só Igreja.

Por: Equipe Frases de Santo

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.