Frases de Santos

Artigos › 20/05/2020

Internet, um ambiente de vida

Em um artigo de Pe. Antônio Spadaro no site do Instituto Humanitas Unisinos – IHU afirma que “a Internet não é meio de evangelização, é um ambiente de vida”. Também é “um novo contexto existencial, não um lugar específico no qual se entra em algum momento para viver online e do qual se sai para entrar novamente na vida offline”.[1] O grande desafio hoje é claro: não ver na Rede uma realidade paralela, mas sim um espaço antropológico, radicalmente interligado com os outros da nossa vida.

Todos têm acesso a internet, devido a facilidade dos Smartphone e tablet’s, basta observar as redes sociais e observar. Para muitos as redes sociais se tornaram como que uma extensão de suas vidas pública.

Devido aos smartphones e aos tabletes, estamos conectados 24 horas por dia, querendo ou não “a rede muda o nosso modo de pensar e de compreender a realidade”[2]. A grande preocupação segundo Pe. Antonio Spadaro “não é o modo de usar bem a rede, mas como viver bem o tempo da rede”.

Ele também afirma que “a Internet não é uma simples “ferramenta” de comunicação que se pode ou não usar, mas um “ambiente” cultural que determina um estilo de pensamento, contribuindo para definir também um modo particular de estimular a inteligência e de estreitar as relações, e, mesmo, um modo de habitar o mundo e de organizá-lo”.

Segundo o padre Spadaro, “precisamente na rede, Cristo chama a humanidade a ser mais unida e conectada“.

Aqui encerro com alguns questionamentos de Spadaro: “eu me pergunto: como muda a busca de Deus no tempo dos sistemas de busca? Quem é o meu próximo na época da web? São possíveis a liturgia e os sacramentos na rede?“. Estas são perguntas que ele responde em seu livro Ciberteologia, Pensar o cristianismo nos tempos da rede.

Padre Leandro Paulo do Couto

[1] Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/46062-espiritualidade-e-elementos-para-uma-teologia-da-comunicacao-em-rede>. Acesso em 03 de Jul de 2013.

[2] Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/508828-a-ciberteologia-das-redes>. acesso em 03 de Jul de 2013.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.