Frases de Santos

Catequese › 08/12/2020

Dom da Sabedoria

 

 

“Nós temos dentro de nós, no nosso coração, o Espírito Santo; podemos escutá-lo, podemos não escutá-lo. Se nós escutamos o Espírito Santo, Ele nos ensina esta via da sabedoria, presenteia-nos com a sabedoria que é ver com os olhos de Deus, ouvir com os ouvidos de Deus, amar com o coração de Deus, julgar as coisas com o juízo de Deus. Esta é a sabedoria que nos dá o Espírito Santo e todos nós podemos tê-la. Somente devemos pedi-la ao Espírito Santo”.[1]

O dom da Sabedoria nos ajuda a combater o pecado da soberba. Assim como a soberba é o primeiro pecado capital, a sabedoria é o primeiro dom do Espírito Santo. O dom da sabedoria nos leva a distinguir entre o que é essencial e o que não é; entre o que realmente importa e o que é meramente secundário. Ser sábio é saber escolher e apreciar o bem em meio às muitas alternativas sedutoras que se colocam diante do nosso livre arbítrio, confundindo o nosso julgamento com aparências que precisam ser desmascaradas. A sabedoria não necessariamente envolve inteligência, cultura e entendimento: é outro tipo de conhecimento; é a capacidade singela de enxergar ou intuir o bom, o belo e o verdadeiro a partir da referência do Absoluto, não do relativo. É o dom de “saber viver” em Deus, na bondade, na verdade e na beleza, ainda que não se entendam muitas coisas no sentido intelectual do termo “entender” – aliás, o entendimento é outro dom divino, que veremos em seguida.

A Verdadeira sabedoria é Cristo, Filho e palavra de Deus, em quem o Pai se revela e se dá a conhecer; e através de quem Deus revela o homem ao próprio homem. Em Cristo, toda Criação e todo o ser humano encontram a sua verdade, beleza, bondade e dinamismo. Unido a Cristo o homem participa da sabedoria divina e se vê introduzido na intimidade de Deus.

A Sabedoria é dom de Deus. Através do Espírito Santo, ela é a distribuidora de todos os bens: vida, felicidade, segurança, graça, gloria, riqueza, justiça e todas as virtudes. A Sabedoria nos possibilita descobrir o sentido da vida que Deus semeou no coração de cada pessoa humana. Deus criou todas as coisas para o bem e todas são boas, quando usadas segundo a finalidade para as quais foram criadas.

Como alcançar a Sabedoria?

Para ser uma pessoa sabia é preciso desejar ardentemente a Sabedoria e deixar-se instruir pelo senhor.  “O principio da Sabedoria é o temor do Senhor, e conhecer a Deus é inteligência” (Pr 6,10).

E uma sabedoria que não se aprende nos livros, mas que é comunicada à alma pelo próprio Deus, que ilumina e ao mesmo tempo cumula de amor a mente e o coração, a inteligência e a vontade; é um conhecimento mais íntimo e saboroso de Deus e dos seus mistérios. “Quando temos na boca uma fruta, apreciamos o seu sabor muito melhor do que se lêssemos as descrições que dela fazem todos os livros de Botânica. Que descrição se pode comparar ao sabor que experimentamos quando provamos uma fruta? Do mesmo modo, quando estamos unidos a Deus e o saboreamos por íntima experiência, isso nos faz conhecer muito melhor as coisas divinas do que todas as descrições que os eruditos e os livros dos homens mais sábios possam fazer”. Este é o conhecimento que se experimenta de modo particular pelo dom da sabedoria.

De uma maneira semelhante à de uma mãe que conhece o seu filho pelo amor que lhe tem, assim a alma, mediante a caridade, chega a um conhecimento profundo de Deus que obtém do amor a sua luz e o seu poder de penetração nos mistérios. É um dom do Espírito Santo porque é fruto da caridade infundida por Ele na alma e nasce de uma participação na sua sabedoria infinita. São Paulo orava pelos primeiros cristãos, para que, poderosamente robustecidos pelo seu Espírito […], arraigados e alicerçados na caridade, possais compreender qual a largura e o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer enfim a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento. E um compreender alicerçados na caridade’, é um conhecimento profundo e amoroso.[2]

 

 

[1] http://institutohesed.org.br/o-dom-da-sabedoria/

[2] https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-a-sabedoria-e-o-dom-do-espirito-santo-que-nos-permite-ver-tudo-com-os-olhos-de-deus-21426

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.