Frases de Santos

Notícias › 26/06/2020

Como veríamos São Josemaria em 2020?

Nos últimos anos da vida do fundador do Opus Dei foram filmados em vídeo vários dos encontros que teve com grandes grupos de pessoas da Península Ibérica e da América. Agora, após 50 anos, os vídeos estão sendo remasterizados.

 

Durante os meses de catequese de São Josemaria na Espanha e América, nos anos 70, gravaram-se várias dezenas de encontros em diferentes países. Nessas reuniões, a que costumava chamar “tertúlias”, pessoas de diferentes procedências e ambientes culturais apresentavam-lhe com naturalidade questões relativas à sua vida cristã, família, relações com os outros, tentando assim encontrar inspiração para a sua vida pessoal.

Estas imagens puderam ser filmadas graças ao impulso de Dom Álvaro del Portillo, que soube compreender o interesse destas gravações para as futuras gerações poderem ver e ouvir o fundador e escutar diretamente dos seus lábios as suas explicações sobre o espírito do Opus Dei.

D. Álvaro convenceu São Josemaria, que inicialmente opunha resistência a deixar-se gravar. Também animou as pessoas que começaram este projeto.

Tratava-se de um desafio técnico de alguma importância: escolha das máquinas de filmar, formato de filme, contratação da iluminação, capacidade de filmar durante mais de uma hora seguida, viajar de cidade em cidade com toda a equipe durante meses, etc.

História do “desastre” da primeira gravação

Juan José García-Noblejas conta a primeira gravação de uma tertúlia de São Josemaria em 1972.

Há 35 anos a produtora Beta Films, administradora das imagens que se gravaram nos anos 70, guarda o material filmado segundo o estabelecido nas filmotecas em câmaras frigoríficas a uma temperatura e umidade constantes, para conservar os originais e as montagens dos filmes nas melhores condições.

Apesar deste esforço de conservação, é inevitável que com a passagem do tempo, o celuloide vá se degradando e perdendo as primitivas propriedades. Por este motivo estas imagens foram digitalizadas em formatos mais modernos para serem conservadas em arquivos informáticos.

Qual é o processo técnico para a conservação e remasterização do material de São Josemaria?

Além do trabalho de conservação, remasterizam-se as imagens para lhes devolver a aparência primitiva. É um processo técnico que requer programas informáticos específicos embora, simultaneamente, seja necessário um trabalho artesanal, plano a plano, para que o resultado final tenha o máximo possível de qualidade.

O processo e o resultado da remasterização

 

 

 

Con el Padre en Brafa (Remasterizada y resumida)

Resumen de la tertulia con San Josemaría durante su estancia en Barcelona en el año 1972.

Via: opusdei.org

betafilmsplay.org

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.