Frases de Santos

Formação › 05/10/2021

Aqueles que estudam a Bíblia têm o dever de tornar possível a compreensão dos textos bíblicos

Existe uma continuidade na tradição da Igreja e isso não podemos negar. Quando olhamos para história do povo de Deus e para história da Igreja podemos perceber que diante de desafios que foram surgindo ao longo dos séculos o povo de Deus e magistério movido pela graça do Espírito Santo, precisaram dar uma resposta para cada situação em seu tempo.

A partir do Antigo Testamento, houve momentos em que a sagrada escritura precisou ser traduzida do hebraico para o aramaico e em outro momento para o grego. Já o Novo Testamento foi escrito em grego. Com o passar dos anos, no tempo da Igreja, o magistério percebeu a necessidade da tradução da sagrada Escritura para o latim onde São Jerônimo foi o tradutor. Passados se anos já na realidade da liturgia com o surgimento de várias formas litúrgicas houve a necessidade de uma reforma para centralizar e unir a igreja por meio de um único rito. Mas tarde foram surgindo outras realidades, assim como a dificuldade em relação ao latim, pois a maioria já não tinha acesso ao ensino da língua, O Concílio Vaticano II entendeu a necessidade das celebrações serem em vernáculo, para uma melhor participação dos fiéis. 

Podemos afirmar que, mesmo diante destas respostas que a Igreja precisou dar ao longo dos séculos existe uma continuidade na Tradição Apostólica. 

Não estamos descartando a sagrada escritura nas línguas originais, assino como Hebraico, Aramaico, grego e latim. Até porque muitas vezes vamos ter que pegar os escritos originais para podermos compreender melhor a Sagrada Escritura. Por isso existe a arqueologia bíblica e a exegese. 

Aqueles que estudam a Bíblia têm o dever de tornar possível a compreensão dos textos bíblicos. A sua missão é diferente da dos pregadores, que falam diretamente ao povo. Os estudiosos preparam a pregação, explicando bem a Palavra de Deus, para que a pregação possa ser mais fiel à Palavra e mais frutuosa. Assim contribuem para a instrução do povo.

 

Padre Leandro Couto

Comunidade Canção Nova

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.