Frases de Santos

Formação › 27/09/2020

Como combater o combate nos tempos atuais.

 

O tempo em que nossa sociedade vive hoje vem se mostrando cada dia mais complexo: uma globalização extrema, novas tecnologias surgindo do dia para a noite, costumes, valores e tradições sendo esquecidos, a fé vem sendo abandonada, e para coroar tudo isso, a mais nova situação, o novo corona vírus, e tudo que ele nos trouxe de mudança, como o isolamento social, a suspensão da celebração dos sacramentos abertos ao povo, a cautela imensa só de pensar em sair de casa, levando sempre o álcool gel.
Essa situação de hoje nos revela quão frágil é nossa existência, mas, com grande importância, vem nos mostrar a importância de vivermos bem nas nossas igrejas domésticas. Cultivar a fé no seio familiar, rezando o terço em família, assistindo a Santa Missa pela televisão ou internet. Toda essa realidade é de vital importância para bem aproveitarmos esse tempo.
Contudo, esse também vem sendo um grande tempo de tentações, principalmente aquelas que envolvem o desespero e a preguiça.
Numerosos são os casos que ouvimos de pessoas que vem se angustiando sobre “o que será no futuro?”, “Deus esqueceu de nós?”, alguns duvidando até da salvação e tentando tirar a própria vida. Outros num estado de tibieza e preguiça até de levantar-se da cama, ou simplesmente “deixando a vida passar”, ouvi de um amigo “Vou esperar deitado esse tempo passar”.
Se tem uma coisa que não devemos fazer nesse tempo, é simplesmente deixá-lo passar!
Agora é a hora de sermos santos, a hora de sermos provados e crescer na prática das virtudes, sobretudo as teologais: fé, esperança e caridade. A fé nos sustentará nesse tempo, nos movendo como um combustível, a esperança nos dará aquela famosa “luz no fim do túnel”, nos motivando a continuar seguindo em frente, e a caridade será o grande amor que aquece todas as virtudes, a caridade com nossos familiares, com nossos amigos, com todos aqueles que sofrem nessa mesma situação.
Outra virtude importante a ser praticada nesse momento é a Ordem. Nós não temos ideia do quanto nos ajuda termos uma rotina ordenada, planejar nosso dia, executá-lo bem, agradecendo e louvando a Deus em cada instante por esse tempo, e esperando ansiosos pelo reencontro com o altíssimo na Sagrada Eucaristia. Aos que tem uma prática costumeira de realizar tarefas em casa, como home office ou estudantes via EAD, sabem da importância do local específico para realizar as tarefas, e sabem que se não ordenarem bem seu tempo, não terão eficácia.
Agora nada disso será possível sem a oração. Como iremos seguir para o Amado, sem amá-Lo? Assim como foi dito acima, a fé nos sustentará nesse tempo, e para isso, os atos de fé são cada vez mais necessários e essenciais. Com a ausência dos sacramentos, os sacramentais têm mais força ainda para que possamos permanecer em contato com Deus. Ora, como vamos manter contato com um amigo sem lembrar dele, ou mesmo conversar com ele? Assim é com a nossa vida de oração, ela precisa ser organizada e intensa, não digo intensa no sentido de ser sobrecarregada, cada um deve entender seu estado de vida a ponto de organizar suas orações, digo intensa no sentido de amor! De darmos o mesmo amor que Maria Madalena deu a Jesus enquanto lhe lavava os pés com as lágrimas, o mesmo amor que São Pedro respondeu três vezes que amava Jesus, o mesmo amor que moveu São Maximiliano Maria Kolbe a dar a vida no lugar de outro, um amor intenso, humano e verdadeiro, usar todo o nosso amor eros para que seja aperfeiçoado em Cristo e se torne finalmente um ágape, aquele amor desinteressado e divino.
Esse tempo, por mais difícil que seja, vai passar, e os frutos daquilo que vivemos agora, serão colhidos no momento oportuno. Vivamos com todo amor esse tempo, mantendo o foco na oração, nos ensina Santo Inácio de Loyola “Aja como se tudo dependesse de você, sabendo bem que, na realidade, tudo depende de Deus”.
Somente assim, podemos fazer como Maria Madalena, que seguiu Cristo até a cruz, depois testemunhou-O na ressurreição, porque desde o momento da sua conversão, ela perseguiu-O com um amor imenso, cultivemos em nós esse amor, ele nos moverá para superar esse tempo difícil.

 

Via: https://dominussalus.com.br/

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.