Frases de Santos

Liturgia › 10/05/2020

3° período do Movimento Litúrgico Clássico

 

Neste período vemos um interesse nos trabalhos científicos na França até a segunda guerra mundial, Neunheuser cita como exemplo o DACL de F. Cabrol e H. Leclercq.

Uma grande mudança decisiva de grande importância durante a guerra foi a fundação do Centre de Pastorale Liturgique, com muitas publicações, uma destas publicações foi a revista La Maison-Dieu e a coleção Lex Orandi.

Devido aos problemas pastorais ligados a uma renovação da liturgia, o movimento litúrgico da Itália se dedica aos estudos destes temas. Em 1947 nasce o Centro de Ação Litúrgica.

Temos a conclusão deste período com a encíclica Mediator Dei de Pio XII, em 1947. Neunheuser em seu livro interpreta que o papa parece querer convidar a considerar os fundamentos doutrinais e espirituais e as convicções que deverão assimilar a base do longo caminho de reforma a que se dedica a Igreja.

A Encíclica Mediator Dei é de fundamental importância para entendermos o verdadeiro sentido da liturgia, e compreendermos a Sacrosanctum concilium e a continuidade da Tradição Apostolica no concílio Vaticano II.

Referencia

NEUNHEUSER, Burkhard. Historia da liturgia através das épocas culturais, tradução de Jose Raimundo de Melo. Edições Loyola. São Paulo, 2007

 

Padre Leandro Couto

Comunidade Canção Nova

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.