Frases de Santos

Liturgia › 04/05/2020

1° Período do Movimento Litúrgico Clássico

Para Neunheuser o primeiro período do Movimento Litúrgico vai de1909 a 1914, este período tem como precedentes e como acompanhamento alguns documentos basilares de Pio X:

 

 

 

 

 

Mas quando nos adentramos profundamente na história da liturgia podemos notar que o apelo de Pio X a respeito da participação ativa nos mistérios litúrgicos, como fonte de vida autentica cristã, contida no Motu próprio Tra le sollecitudini no numero 3. Era quase desconhecido. Somente mais tarde se deu o verdadeiro valor.  O decreto sobre a comunhão frequente também não conseguiu exercer verdadeira influencia…

Como já vimos anteriormente (Cf.  História da Liturgia: Movimento Litúrgico ) a revalorização do pensamento de Pio X está ligado à iniciativa de um monge simples, D. L. Beauduin e de um Leigo G. Kurth.

A importância deste inicio esta no fato de todo Clero e um numero considerável de fiéis pela primeira vez estavam de acordo com a ideia e o propósito de construir uma genuína vida cristã por meio da Liturgia celebrada na autenticidade.

Referencia

NEUNHEUSER, Burkhard. Historia da liturgia através das épocas culturais, tradução de Jose Raimundo de Melo. Edições Loyola. São Paulo, 2007

 

Padre Leandro Couto

Comunidade Canção Nova

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.